segunda-feira, novembro 01, 2010

Se você tivesse me escutado!



Ontem, antes de postar o texto, flagrei meus pensamentos em Mary Scmich, colunista do jornal Tribune, em Chicago. Mary Scmich ficou conhecida por escrever “Filtro Solar”.
O texto "Se você tivesse me escutado!" já estava escrito, mas preciso admitir que o sentimento que tomou conta da referida autora não foi diferente do meu...
Assim como a colunista, eu fazia algumas observações cotidianas e “compreendi que tinha chegado a uma fase perigosa da vida, a fase na qual a pessoa é tomada pelo desejo de distribuir conselhos aos outros”. (p.6).
Você pensa que esse dia nunca vai chegar! Mas numa bela tarde de domingo, começa a perceber que o número de pessoas que te chama de tia é maior do que você esperava.
Começa a perceber também que presenteou a maioria dos seus sobrinhos ou afilhados com livros e pior! Nem notou que eles ficaram chateados, pois esperavam um brinquedo.
Eh... Esse dia chegou!
***
Seja autêntico (a), mas não use a autenticidade como desculpa quando magoar alguém.
Algumas perguntas não buscam respostas verdadeiras, acredite!
Não responda tudo que perguntarem a você e não fique perguntando a todo o momento o que fazer. As escolhas não estão livres dos erros. Arrisque!
Tente não magoar seus semelhantes, você pode abrir uma ferida que jamais se fechará e ser responsável pelas lágrimas de alguém é terrível.
Deite debaixo de uma árvore e agradeça pela sombra que te acolhe... Ou não agradeça... A sombra não vai sair emburrada devido a sua ingratidão mesmo! No entanto, a ingratidão pode afastar as pessoas que realmente se importam com você.

Plante uma árvore!

Não precisa encaminhar emails só porque eles ameaçam você com algum tipo de praga caso quebre a corrente. Esses emails não são diferentes da velha superstição sobre o gato preto ou o espelho quebrado e seus sete anos de azar.
Admita, a tecnologia faz parte da sua vida, mas não abra mão do hábito de folhear um bom livro.
Não precisa acreditar em tudo que lê.
Não tome como verdade tudo que os outros dizem a você... Isso vale para os elogios e para as críticas.
Algumas pessoas realmente querem o seu bem, mesmo que elas errem tentando acertar.
As boas intenções não amenizam as consequências das suas atitudes, mas é importante saber a intenção do outro.
Seu professor tem toda razão quando cobra de você a conjugação verbal. Estude!
Não confunda impunidade com tolerância e/ou capacidade de perdoar.
Cuidado com os produtos em promoção! Você pode comprar uma caixa de leite pela metade do preço e em quatro dias descobrir que a data de validade do leite venceu há dois dias.
Tenha cuidado quando divulgar suas opiniões. Você pode estar influenciando a opinião de outra pessoa.
Não saia por ai comprando conselhos... Nem esses que acabo de escrever! Nem tudo se aplica a todos os contextos e, no final, você é o único responsável por suas escolhas.

Danielle Faria.
***
Mary Scmich, assim como eu, quis dividir um pouco da sua experiência errante. Neste ponto, as coincidências não são meros acasos.

Para os que desejam (re) ver "Filtro Solar", texto e vídeo: http://letras.terra.com.br/pedro-bial/138161/

Um comentário: