quinta-feira, dezembro 16, 2010

Levanta-te do berço esplêndido!



Já me cansei dos legados desse país!
Chega de explicações para tantos erros!
_"Isso acontece devido à economia predominantemente extrativista e mercantil nos tempos Brasil - Colônia". Conheço essa história desde a 5ª série, ou antes, talvez.
_"Tal transição advinda da Revolução Industrial, consubstancia-se nas escolas por práticas que visam o adestramento do indivíduo". Poxa vida! Tentaram me adestrar durante treze anos! Será que pensam que nunca percebi? Indisciplinada que nada! Era questionadora. Depois conseguiram me calar, mas a voz está de volta, tenaz e intrépida.

Quero deixar claro que não menosprezo as explicações, pelo contrário, as estudo.
O que me incomoda é permanecer nas divagações.
Quando criança ouvia sem cessar que era o futuro do país. Esse futuro chegou, carrego uma herança que precisa de transformações e o incentivo que recebo é uma camisa de força embrulhada em papel machê.
Que país interessado em mudanças!

Não me contento com migalhas.
Minha alegria não se resume em futebol e carnaval. Quero mais!

Chega de justificar o injustificável, tentando basear as teorias numa época em que navios, supostamente, caíam num abismo ao sumir no horizonte.
Faz tempo que todos sabem que a Terra não é como uma pizza, apesar de tudo neste país acabar em pizza.
Ah! Para os que acham que a alienação está somente aqui, entre o "povão", uma breve e simples constatação: varrer a sujeira para debaixo do tapete é uma prática ineficaz... Já não cabem mais entulhos nele e a bagunça logo aparece.
E, por favor, parem de tentar ludibriar as pessoas escondendo o óbvio com a peneira. É ridículo o fato de, ainda, não terem compreendido que a peneira é furada!

Lembram-se daquela aluna que ficava na fila em frente à bandeira nacional?
A criança de uniforme azul-marinho, saias pregueadas, meias brancas, sapato preto que ouvia atentamente, os discursos sobre o futuro da nação ao som do Hino Nacional? Aquela criança sou eu e o futuro chegou!
Já ficamos tempo demais deitados em berço esplêndido! 

Danielle Faria. 

Silencioso desabafo... De quem pouco ou nada entende de política, mas que acompanha envergonhada as reuniões que não duram dez minutos e todos deputados concordam com o aumento do próprio salário, dentre os incontáveis escândalos que cresci assistindo.
A escala de priodade do nosso país é vergonhosa!

Para reflexão: Entrevista com Ana Beatriz Barbosa Silva MENTE MENTIRA - Entrevista da revista Poder de dezembro

2 comentários:

  1. É extanente isso, você disso tudo: "Chega de justificar o injustificável...". Adorei a postagem Dani. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Diferente da maneira que está acostumada a escrever, mas ainda assim excelente na forma de expressar! Uma postagem digna de coluna no Estado de Minas...

    ResponderExcluir