domingo, dezembro 05, 2010

Casos sem acasos




Certa vez, durante uma atividade escolar, desenhei um céu tal como minha imaginação o criara.
No centro, um garboso sol.
Nas laterais, linhas côncavas davam vida aos pássaros... Todo o céu era atravessado pelas cores do arco-íris, que faziam o maior espalhafato entre os pássaros, o vento e as nuvens.
E, por último, as nuvens salpicavam o colorido céu.

Contagiada pelo meu entusiasmo, os lápis pareciam ter vida própria. Até o opaco e menosprezado lápis branco teve seu momento de glória quando pintava as nuvens da minha criação.

Como era de costume, a professora pediu que relatássemos nossos desenhos.
Caminhei até o tablado onde a carteira da professora se encontrava e contava entusiasmada a história de minha autoria sobre a festa no céu, até que fui interrompida pela professora.

- "Seu céu não tem nuvens". Afirmou a professora com calma.
Sem pestanejar, respondi, apontando o dedo para o desenho:  -  "As nuvens estão aqui!"
A professora explicou-me que o papel era branco, portanto, deveria colorir minhas nuvens de azul – "Se quer seu céu com nuvens, colora-as de azul". Repetiu a professora.

Saí do tablado com a “cara amarrada” e com passos firmes.
Peguei o lápis azul e observei, disfarçadamente, o olhar de satisfação da professora. Enquanto coloria murmurava: - "Aonde já se viu nuvens azuis!"

Traçados azuis na vertical, na horizontal, ziquezaqueando... Pronto! Desenho com nuvens!
Caminhei novamente até o tablado, mas, desta vez, fui mostrar o resultado da minha criação.
Colori toda a extensão da folha de azul. De uma extremidade a outra, deixando espaços em branco na imensidão celeste para dar vida às nuvens que antes estavam mórbidas.

Com um sorriso largo e discretamente desafiador disse: - "Aqui estão as minhas nuvens professora!"
A professora sorriu e nos seus olhos não haviam sinais de descontentamento. Com um gesto acolhedor sussurrou: - "Escolheu o caminho mais difícil! Se fosse menos teimosa já teria acabado seu desenho, como seus colegas". Após dizer isso, apontou para os meus lápis gastos.

Aliviada por não levar uma bronca respondi, agora, com a voz mansa: - "Tia, se eu fosse menos teimosa, teria um céu sem nuvens".
Voltei para o meu assento sob o som dos risos dos meus colegas.
Mas nada importava porque no meu céu tinha  nuvens brancas!

Danielle Faria.


7 comentários:

  1. rsrsrsrs... que bom q vc é teimosa!!! Assim nossa vida tem mais cor com vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Cheguei mesmo a visualizar o seu desenho na minha mente.Simplesmente lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. hahaha ai ai ... Essa professora, com certeza, não entendia muito bem sobre percepção.

    ResponderExcluir
  4. Como é incrível ter o dom da escrita, esse dom que você usa com maestria, um texto que parece ser simples mas que leva nossas mentes a lembrar de casos em nossa própria infância. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Como eu disse no Facebook, não me lembro desse fato em específico. Mas me lembro de muitos outros, pequeninos mas especiais. Desse seu jeito marrentinho;de você na escrivaninha do seu quarto [que mais parecia de boneca] escrevendo alguma coisa;a gente desenhando pra tia Cláudia uma cartinha de despedida quando ela saiu da escola;do intervalo para o lanche quando nós duas parecíamos as mais pequenas da escola mesmo tendo turmas de meninas mais novas;de quando você não me esperava pra ir pra casa porque estava em fase de não gostar mais de mim;de você escondendo o choro quando a gente discutia e da minha garganta doendo enquanto segurava o meu;das esperas em reuniões dos professores;de te ver lá na biblioteca em um dia que resolveu -por algum motivo que desconheço- ir para a escola com sua mãe à noite, quando você já tinha mudado de escola, e eu nem falar com você direito por ter achado uma audácia você ter me deixado sozinha[risos] e por aí vai... Muita coisa pra lembrar flor,mas é muita mesmo!
    A professora não te entendia. Mas como sua amiga e tão "sonhadora" quanto você,eu fazia o que podia pra não deixar a marrentinha triste. Saudades daquele tempo viu... foi muito bom! É muito bom ter pessoas que dividem história com a gente. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a lembrança! "Marrentinha" foi a melhor e eu era mesmo! melhorei um pouquinho... rsrs...

      Excluir